Idade das Trevas
Bem vindo ao IdT RPG!

Somos um sistema de independente de RPG de Mesa Low Fantasy. Faça a sua ficha e venha desbravar este mundo!
Idade das Trevas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idade das Trevas

Veritas et fortitudo, memento mori
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mago

Ir para baixo 
AutorMensagem
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento
pedrogaiao


Número de Mensagens : 7144
Idade : 28
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 10220
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
Mago Left_bar_bleue1250/1400Mago Empty_bar_bleue  (1250/1400)
MP:
Mago Left_bar_bleue525/600Mago Empty_bar_bleue  (525/600)
VT:
Mago Left_bar_bleue3360/3500Mago Empty_bar_bleue  (3360/3500)

Mago Empty
MensagemAssunto: Mago   Mago Icon_minitime28/9/2010, 14:23

Mago 3fd87b6da33943c65de9409292a45c6d
Acólito
Definir satisfatoriamente o que, exatamente, é um mago é quase sempre uma tarefa imprescindivel. O populacho, invariavelmente, não é desconhecido à uma ideia superficial do assunto, ainda que sua concepção de magos ou do que é magia seja um tanto surreal ou abstrata. E por mais que se diga que magos raramente tenham a disposição para informar seus observadores do que fazem, seja por desprezo, por preguiça ou por interesse em manter uma aura de misticismo em torno de si, não são poucos os riscos que podem advir da ignorância alheia; em alguma medida, é necessário uma definição epistemologicamente responsável para proteger-lhes dos perigos que o povo, os clérigos e os nobres podem vir a oferecer.

A ideia campesina de que magia é o poder capaz de mudar a realidade não é completamente incorreta em si, a depender do que exatamente queremos dizer com "mudança da realidade". O que tem sido provado, em diversas eras e em diversas partes do mundo, é que existe uma energia invisível talvez tão antiga quanto o próprio mundo visível. Assim como a matéria e as leis naturais, esta energia segue um ordenamento passível de compreensão e domínio, embora sua origem não seja exatamente conhecida, nem como ela passou a ser utilizada pelos homens.

A magia, em uma definição bem pragmática, é o uso ou manifestação dessa energia especial, que costuma residir em todos os seres vivos através de uma reserva conhecida como mana: é dela que magos costumam tirar a força dos seus poderes, atuando como uma espécie de combustível para uma determinada finalidade. Quando esta energia mágica é utilizada em si mesma, manipulando a matéria e forma da mana, temos o que chamamos de Magia Formal. Na Europa, a convenção dos pares estabeleceu a Magia Formal como a disciplina clássica para o que a própria convenção decidiu classificar como mago: aquele que, por dom natural, estudo ou dependência de objetos especiais, é capaz de utilizar magias enquadradas nos Círculos Mágicos, um sistema elaborado há muito tempo por associações de magos que buscavam se desvencilhar dos grupos de adivinhos, bruxos, feiticeiros, necromantes e místicos charlatães que recebiam o desdém dos legisladores espirituais e temporais. Com o reconhecimento oficial da Igreja Católica, magos foram formalmente distintos dos demais grupos e receberam como santos patronos os Três Reis Magos da Sagrada Tradição: Melchior da Pérsia, Baltazar da Arábia e Gaspar da Índia.

É claro que a relação dos magos com a Igreja nem sempre foi amistosa: o clero, assim como o povo, permanecia vigilante — quando não histérico — contra a prática de magia negra, ou proibida, entre indivíduos que se apresentavam como magos; suspeitas que às vezes se mostravam concretas, mas outras tantas vezes não. O que justificou — ou serviu de pretexto — para que a Igreja tentasse controlar a classe, obtendo nisto sucesso parcial. Além de usarem indumentária distintiva e de estarem banidos das guerras — uma demanda da classe cavalheiresca —, os magos recebem um olhar mais atento da Inquisição quanto às suspeitas de heresia, opiniões impróprias ou uso de magia proibida; algo que, invariavelmente, é mais comum dentro da classe do que fora dela. A posição dos magos neste contexto é ambivalente, variando entre aqueles que se sujeitam às leis seculares e eclesiásticas ou migram para ambientes de ares mais frescos e capazes de protegerem suas liberdades.

À parte dos especialistas de círculos, sub-círculos ou agrupamentos específicos de magias, onde recebem o nome da sua especialidade, o termo mago é mais costumeiramente aplicado para se referir àqueles que seguem a formação tradicional orientada para o estudo de magia formal, com ou sem uma expansão ou diversificação em outros círculos.

Exemplos: Três Reis Magos, Gandalf o Cinzento, Saruman o Branco, Radagast o Castanho, Alatar e Pallando os Azuis, Albus Dumbledore, Necrus, Mestre Logan da Escola do Dragāo, Ryze o Mago Rúnico, Atlantes, Sohen (Fire Emblem), Prospero (de Shakespeare)

Principais Testes: Inteligência

Novas Perícias: Cajado > Rank F

Itens Iniciais Recomendados: Poção Mágica Fraca x1, Poção de Magicka x1

Desvantagens:

Vantagens/Habilidades:
1. Projéteis Mágicos Lv1 (Mg)(20mp) [Habilidade Inicial]
2. Detectar Magia [Habilidade Inicial]
3. Escolha 1 [...]
- Alquimia Lv1
- Cura (+150HP)(250mp)
- Telepatia
- Levitar
- Elemento Primário Lv1 (50+½Mg)(50mp)
- Conhecimentos - Escolha 1
4. Resistência Mágica [...]
5. Corpúsculos Mágicos (5mp) [...]

Mago
Tradicionalmente, aqueles que buscam se tornar magos devem se tornar aprendizes de um mago formado, que será responsável por iniciá-los nas artes mágicas e garantir a carga de estudo necessária para que esses aprendizes, ou acólitos, possam se graduar como magos, efetivamente. O critério para a obtenção de grau é variado, geralmente determinado pelo próprio tutor, embora o senso comum considere que um aprendiz que desenvolveu resistência mágica é praticamente apto para se tornar um mago.

Uma vez aprovado, é natural que o acólito costuma passe por uma cerimônia de colação de grau. Embora varie de acordo com a instituição ou rigor litúrgico do tutor, a cerimônia costuma consistir em um ato simbólico onde o mestre entrega ao aprendiz os itens-símbolo da classe, como um cajado e um grimório, ou a indumentária acompanhada do chapéu de mago, etc. Esse sistema de aprendiz e mestre, similar ao das corporações de ofício, assim como o cerimonialismo, são normativos mesmo fora das Universidades e Guildas de Magos, dado ao apreço que a classe tem com essa liturgia.

Após a elevação de grau, o antigo acólito pode trilhar seu próprio caminho como mago graduado, podendo até mesmo juntar seus próprios acólitos. Todavia, não existe impedimento real para que ele continue com seu antigo tutor, seja para trabalhar para ele, para aprender com ele ou ainda para continuarem juntos como iguais. Magos que se destacam por suas habilidades ou brilhantismo frequentemente retém os magos graduados por eles mesmos, quando assim o querem, por petição dos próprios lecionandos; este é especialmente o caso de Sábios e Arquimagos, que são tipicamente procurados por magos já graduados para serem tomados como aprendizes.


Vantagens/Habilidades:
6. Mortalha Lv1 (+100/100Hp)(1d8trns/Maior3d8)(25mp)(4Xp/d) [Mago]
7. Escolha 1 [Mago]
- Projétil Mágico Pesado (3½Mg)(2·Mg/Crítico-Natural)(125mp)(5Xp/d)
- Projétil Mágico Parabólico (½Mg)(125mp)
8. Barreira Mágica Lv1 (100/100)(2d4+1trns)(200mp) [Mago, ...]
9. Campo de Mitigação Mágica (-1/d6)(-¼Dano)(3½Mp/conjur)(5trns)(250mp) [Mago, ...]
10. Campo de Abundância Mágica (+1/d6)(+¼Dano)(¾Mp/conjur)(5trns)(350mp) [Mago, ...]
11. Escolha 1 [Mago, ...]
- Alquimia Lv1
- Alquimia Arcana (100mp)(3Xp/d)
- Cura (+150HP)(250mp)
- Telepatia
- Levitar
- Teletransporte
- Ilusão Passiva Menor
- Elemento Primário Lv1 (50+½Mg)(50mp)
- Conjuramento - Escolha 1
- Conhecimentos - Escolha 1
- Filtro Mágico Guardião (300mp/trn*)(1d4trns/TdR)
- Esfera Espiral (85+Mg)(175mp)
12. Escolha 1 [Mago, ...]
- Fenda Mágica (215+⅓Mg)(4trns)(300mp)(1d4trns/TdR)
- Teleporte de Batalha (250mp)
13. Arcane Stream (325+Mg)(500mp)(2d4trns/TdR) [Mago, ...]
14. Liberação de Aura Mágica (+½Dano)(2Xdano/Crítico)(250mp/trn)(1Xp/d) [Mago, ...]

Sábio
Um mago que tenha atingido um nível muito elevado de reconhecimento pelas suas qualificações e talentos costuma ser elevado pelos seus colegas ao título de Sábio, cujo esteriótipo visual é de um mago de cabelos brancos e idade avançada em uma indumentária arcana, excêntica ou não. Mas, embora naturalmente a maioria dos magos se tornem sábios ao atingirem a velhice, não se deve pensar que todo mago graduado nesta condição seja idoso, considerando que são muitos os gênios que galgaram a esta posição em poucos anos; tal status deveria ser melhor visto no sentido de que os magos menos talentosos e menos dedicados só se tornam sábios apenas ao envelhecerem, já que é muito difícil que um mago seja incompentente o suficiente para não ter se tornado um após meio milênio de experiência. Ainda deve-se mencionar que, como alguns magos utilizam poções e outros recursos para prolongarem sua juventude, não é incomum encontrarmos sábios cuja aparência remonta à casa dos 20, embora sua idade real seja de 60 ou até 120 anos! No entanto, entre magos do sexo masculino é comum preservar ao menos o descoloramento natural dos fios, já que os cabelos brancos ou grisalhos são um sinal de respeito e autoridade entre a classe.

Sábios são muito valorizados pela sua experiência extensa, seja de teoria, seja de prática, e podem ou dominar uma gama extensa de assuntos, ou serem verdadeiros especialistas em pontos de interesse particular, sendo procurados por magos, nobres e reis, que gostam de se munir de uma pessoa experiente no arcano para lhes servir como mago da corte; e é por isso que Universidade de Hermannstadt, na Transilvânia, indica e estabelece que o cargo de mago da corte para reis e outros soberanos deve ser necessariamente ocupado por um Sábio, quando um Arquimago não estiver disponível. A Universidade e as guildas ainda orientam esses reis, quando elas mesmas não podem fornecer um candidato ou mediar a seleção, a examinar candidatos pela sua capacidade de liberar sua aura mágica e de fortalecer sua resistência mágica; a graduação formal, apesar de ser um diferencial, não implica em exclusão do candidato, embora seja conhecido que magos incapazes de usar magia sem catalisadores, como livros e cajados, sejam geralmente preteridos, em virtude do desdém que uma ala da classe tenha por indivíduos sem o talento natural para usar magia.


Vantagens/Habilidades:
15. Increase Magic Resistance (2d10trns)(100mp) [Sábio]
16. Conhecimentos - Idiomas Antigos [Sábio]
17. Pendulous Soul Orb (125+Mg)(300mp)(3Xp/btl) [Sábio, ...]
18. Escolha 1 [Sábio, ...]
- Alquimia Lv1
- Alquimia Arcana (100mp)(3Xp/d)
- Cura (+150HP)(250mp)
- Regeneração Menor (+25HP/trn)(1d10trns/Maior2d10)(250mp)
- Telepatia
- Levitar
- Empurrão Telecinético (75+½Mg)(150mp)
- Teletransporte
- Teleporte de Batalha (250mp)
- Ilusão Passiva Menor
- Elemento Primário Lv1 (50+½Mg)(50mp)
- Conjuramento - Escolha 1
- Conjuramento - Elementais Miúdos (250mp)
- Fenda Mágica (215+⅓Mg)(4trns)(300mp)(1d4trns/TdR)
- Projétil Mágico Pesado (3½Mg)(2·Mg/Crítico-Natural)(125mp)(5Xp/d)
- Projétil Mágico Parabólico (½Mg)(125mp)
19. Escudo de Casca Mágica (2d4trns/Maior3d4//TdR)(250mp) [Sábio, ...]
20. Explosão Mágica (35+⅕Mg)(500mp)(1d4+2trns/TdR) [Sábio, ...]
21. Essência Arcana (575+3½Mg)(1.000mp)(2Xp/d) [Sábio, ...]
22. Esfera Rolante Mágica (285+Mg)(600mp)(3Xp/d) [Sábio, ...]

Arquimago
Mesmo que seja uma dignidade conferida, ser reconhecido como um arquimago está muito longe de uma honraria vulgar. Significa estar posicionado junto dos magos mais poderosos desta geração e de todas as demais gerações, passadas e futuras; implica em ser temido e respeitado pela classe, pelos príncipes da terra, pelos magistrados civis e por qualquer outro leigo cuja ignorância não o impeça de tentar deduzir quão importante é o título em questão. É um reconhecimento público de que sua capacidade se encontra no pináculo do arcanismo, razão pela qual o título é cobiçado por não poucos magos; muitos dos quais nunca conseguirão atingir tal mérito.

Por ser a honraria máxima da classe, instituições e a própria comunidade orgânica costumam ser extremamente criteriosos quanto ao reconhecimento público de um indivíduo ao título, o que acaba sendo pano de fundo para alimentar ou justificar preconceitos e envolver questões de ordem política, ideológica e interpessoal nas seleções. Não é de se surpreender, portanto, que existam casos particulares em que a negação do título tenha gerado ressentimentos catastróficos e, com eles, calamidades para os magos envolvidos e a sociedade comum. Ainda assim, por via de regra, um mago que é estupidamente poderoso, mesmo que apenas no Círculo Formal de Magia, é considerado habilitado para se enquadrar no título, a menos que sua conduta ou as consequências desta elevação dissuadam os analistas de conferir tal dignidade. Um problema maior, evidentemente, é a persistente resistência em considerar adequados à dignidade aqueles limitados ao uso de catalisadores para acessar poder mágico; o que na visão de muitos tradicionalistas, é demasiada inaptidão para tão excelso cargo. É de entendimento comum, porém, que aqueles que só utilizam da magia como recurso para combate armado, nesta estranha síntese, não devem sequer almejar a honra de arquimago, não importa quão habilidosos sejam.

Tipicamente, os magos-de-corte das mais prestigiosas monarquias europeias são todos titulados como arquimagos, e consagradas instituições de magos geralmente restringem suas cadeiras máximas àqueles dignos desta honraria.


Vantagens/Habilidades:
23. Pesquisador de Magias (+10 Pts Criativos) [Arquimago]
24. Chuva de Balotes Mágicos (25+¾Mg~⅒Mg)(Maior3d12)(100mp)(2Xp/d) [Arquimago]
25. Soul Magic Greatsword (235+Mg)(400mp)(3Xp/d) [Arquimago, ...]
26. Transfiguração Mágica (-200Exp)(+100%Mg)(½Mp/conjur)(1d10trns/Maior3d10)(1Xp/avt) [Arquimago, ...]
27. Proficiência de Controle em Anéis Mágicos [Arquimago, ...]
28. Trueshot Barrage (375+3½Mg)(1.500mp)(3d4trns/TdR)(3X/d) [Arquimago, ...]

brunosales gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://shadowsofwar.site88.net/
 
Mago
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mago Eclesiástico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Idade das Trevas :: Principal :: Classes-
Ir para: