Idade das Trevas
Bem vindo ao Idade das Trevas!
Um fórum que utiliza um sistema independente de RPG de Mesa. Faça a sua ficha e venha desbravar este mundo.

Idade das Trevas


 
InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Perícias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento


Número de Mensagens : 7039
Idade : 21
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 9987
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
1250/1400  (1250/1400)
MP:
525/600  (525/600)
VT:
3360/3500  (3360/3500)

MensagemAssunto: Perícias   28/9/2010, 20:14

CortantesSão as que possuem dano de corte. As vezes é necessário que as vezes as amole, para manterem seu dano baseEspadas, Machados, Facas, Shurikens, Lâminas
PerfurantesSão as que permitem perfurar, grande parte delas tem um distancia privilegiada do inimigoLanças, Rapiers, Arcos, Bestas, Senbons, Dardos
EsmagadorasSão as que possuem capacidade de espancar e contundir, tem o poder de ataque mais poderososMartelos, Manguais e Fundas
ExóticasAquelas que não se enquadram em nenhuma das anteriores, tem todas as habilidades de perícia liberadasFoices, Bumerangues, Bastões, Soqueiras, Chicotes, Cajados, Armas de Fogo, Leques e Sabres de Luz
Quanto maior sua graduação em uma determinada perícia, seu personagem é capaz de utilizar armas e técnicas mais sofisticadas da referida graduação. Determinadas graduações permitem técnicas específicas, as quais são:

F - Manejo de Armas Práticas
E - Ataque Crítico
D - Ataque Focado
C - Ataque Focado Maior + Arremesso de Arma + Ataque Poderoso + Golpe Adicional
B - Múltiplos Golpes
A - Múltiplos Golpes Maiores + Ataque Vorpal/Triturar/Impalar
S - Ataques Mortais
SS - Arma Favorita




  1. Usando Armas de Outras Perícias: Ataques realizados pelo seu personagem utilizando uma arma da qual você não tem perícia resultam em uma penalidade de -2ER/d6 em tais ataques, que também tem o dano final reduzido de 25% até 50%, à gosto do Mestre. Também não é possível utilizar essas armas para se defender de ataques.
    Quando seu personagem utiliza ou ataque com uma arma de uma perícia que ele não possui, ele pode estar sujeito a Ataques de Oportunidade de qualquer inimigo à 5 metros dele, desde de que o dito inimigo tenha um modificador de destreza de valor igual ou superior ao seu. Para mais informações sobre armas de perícia assimilável, as quais não são necessariamente aplicáveis à essa regra, favor checar no quinto ponto.

  2. Usando Armas sem cumprir os Requerimentos: Toda arma, para ser utilizada corretamente, necessita que seu usuário satisfaça os requerimentos necessários nos modificadores de força e destreza, bem como exige que o dito usuário atenda a graduação da perícia exigida. Por exemplo, uma Espada Longa exigiria 30 pontos no modificador de Força e 25 no modificador de Destreza para ser utilizada corretamente, além de exigir que o usuário possua, no mínimo, uma perícia de graduação rank D pelo mesmo motivo. Caso o personagem não atenda algum destes critérios, o dano desta arma será diminuído. Se o personagem não atender à pelo menos dois dos três critérios exigidos, ele cai nas mesmas circunstâncias de utilizar uma arma de outra perícia, conforme descrito no ponto anterior.
    O Mestre pode se valer de recursos especiais para alterar essa questão, caso lhe aprouver. Por exemplo, se o personagem atende todos os requisitos de força e destreza, mas não atende a graduação mínima, ele pode reduzir o dano da arma em 25% e adicionar uma penalidade de -1ER/1d6 em todos os ataques. Caso não cumpra o requisito de força ou de destreza, o Mestre pode desconsiderar o modificador de dano da arma, trabalhando apenas com o dano base; se o requisito não atendido é o de Força, ele deve reduzir o dano base da arma nos ataques em uma proporção de 15-25% de acordo com a sua preferência; caso não atenda os de destreza, os ataques terão penalidade de -2ER/1d6, além de expor o personagem à um ataque de oportunidade por parte de qualquer inimigo à 5 metros, desde de que este inimigo em questão tenha um modificador de destreza igual ou superior ao do seu personagem.

  3. Manejo de Armas Práticas: Nem todas as armas são ferramentas complexas que exigem um treinamento demorado para serem usadas eficientemente. Algumas delas, como facas, bestas leves, arcos curtos, porretes e até lanças podem ser usados por qualquer personagem, mediante solicitação feita ao Mestre. Nessas condições, é como se seu personagem emulasse uma perícia de Rank F, onde ele pode se valer de uma lista de equipamentos autorizada pelo Mestre; sempre armas mundanas e de graduação rank E, ou no máximo D. No entanto, os parâmetros de força e destreza exigidos pela arma podem ser até 50% mais altos do que seu valor original. Se o Mestre estiver disposto, ele pode definir também que ataques de baixa margem, como 1 e 2 naturais em um lance de d6, não adicionam o modificador de dano. Vale lembrar que em nenhum desses casos o usuário pode desfrutar das técnicas ofertadas pelas graduações nas perícias

  4. Perícias Assimiláveis: Alguns tipos de armas são muito similares à outros, o que implica em concluir que um personagem treinado em um determinado tipo de arma têm, por extensão, algum domínio em armas de perícia similar. Por exemplo, um personagem especializado em machado tem por extensão domínio básico de armas como martelos, maças e polearms; um usuário em lança pode ter domínio básico em armas como polearms e um usuário de polearms pode, consequentemente, ter domínio de armas como lanças, machados e martelos. Nesses casos, as mecânicas de combate tornam-se as descritas no ponto anterior, com a diferença de que, se o personagem tiver perícia de rank B ou superior, pode utilizar armas de perícia assimilável de rank C; personagem com perícia rank S aumentam essa margem de graduação de perícias assimiláveis até rank B, podendo desfrutar de todas as técnicas ofertadas pela graduação das perícias até esse mesmo nível.



Técnicas Ofertadas pelas Graduações de Perícias


-> Acerto Crítico:

Seu personagem é um mero iniciante, seus ataques deixam aberturas e lhe falta técnica. Provavelmente você é algum guerreiro ou soldado novato com o conhecimento de uma ou duas manobras recém-aprendidas em algum lugar, mas, seja como for, esse conhecimento prático é o suficiente para matar. A partir do Rank E e em todos os níveis posteriores, todos os Acertos Críticos realizados pelo seu personagem tem o dano aumentado em +25%
-----------------------
-> Ataque Focado:

Convencionalmente, os ataques armados comuns não são orientados para atingir uma região específico do corpo de seu alvo, mas com a técnica de Ataque Focado, seu personagem pode centrar seu ataque em um parte específica do corpo de um inimigo (peito, joelhos, braços) para finalidades específicas, como limitar a movimentação de um inimigo, acertar em brechas de uma armadura ou causar um dano maior definido pelo Mestre, em geral, causando restrição nos modificadores, sujeição a ataques de oportunidade ou penalidade em lances de ataque e defesa. Ao declarar um ataque focado, sua precisão no golpe é prejudicada em -3ER/1d8, tornando menor a probabilidade de acerto; a partir de graduações no rank C, no entanto, essa penalidade é reduzida para -2ER/1d8
-----------------------
> Arremesso de Armas:

É verdade que muitas das armas, à princípio, não foram orientadas para serem arremessadas, mas a verdade é que muitas delas podem, e de forma bastante efetiva, na verdade. Com essa técnica, seu personagem pode atirar uma grande variedade de armas, tornando sua mecânica um tanto semelhante à armas de mesma perícia orientadas para arremesso. Sua distância, embora seja mais modesta que as armas realmente orientadas para esse tipo de manobra, também simula efeitos de armas de arremesso, como a mudança do modificador de dano de Força para Destreza. A partir da graduação de rank B, acertos críticos com essa técnica adicionam de 25-50% do seu modificador de força no dano.
-----------------------
> Golpe Adicional e Múltiplos Golpes:

Enquanto todas as suas ações ofensivas eram limitadas à um único golpe nos seus ataques, esta técnica permite realizar uma sequência de golpes feitos na sua ação de ataque, que são regulados de acordo com seus pontos nos modificadores de Destreza e Agilidade. Na verdade, um derivado do Múltiplos Golpes é o chamado Golpe Adicional, já presente nas técnicas de graduações de rank C; esta técnica possui um funcionamento simples, basta que seu personagem possua uma vantagem um tanto considerável em relação a um alvo específico (eg. cerca de 20 pontos) para lhe dar um segundo golpe da sua arma naquele oponente; o segundo ataque, no entanto, tem penalidade de +3ER/1d8, sendo o primeiro ataque também realizado rolando 1d8.

Uma vez que seu personagem tenha adquirido a graduação de rank B, a técnica de Golpe Adicional é substituída pela técnica de Múltiplos Golpes, cuja mecânica é descrita à seguir.

perícia de rank B
Quanto ao Múltiplos Golpes, propriamente dito, ele substitui o Golpe Adicional sempre que possível, uma vez que seu personagem já tenha adquirido a perícia rank B. Nestes casos,


Já no grau B, com a perícia de Múltiplos Golpes plena, você realiza uma série de ataques com base no seu modificador de agilidade em proporção dos Pontos de Peso da arma utiliza. Simplificando, seu personagem precisa da mesma quantidade de pontos em agilidade ou destreza contra a mesma proporção de Pontos de Peso (por exemplo, uma Espada de 50 Pontos de Peso precisa de 50 pontos no modificador de agilidade para dar dois golpes; 100 pontos em agilidade para dar três golpes; e por fim 150 pontos somados de agilidade e destreza para dar quatro golpes). O quarto golpe possui penalidade de +2 no d6. Gasta-se vitalidade para cada golpe desferido.



. Na verdade, essa perícia já pode ser usada ainda na graduação de Rank C, se o seu personagem possuir uma vantagem considerável de pontos em destreza e em agilidade em relação ao seu alvo. Dessa forma seu personagem pode declarar um segundo golpe com penalidade de +3 no segundo d8 contra este alvo, entretanto, até o fim do seu próximo turno você perderá metade do seu modificador de destreza. Na graduação de rank C, essa perícia só pode ser declarada por até 3 vezes em um dia.


REFLEXOS DE COMBATE

Já no grau B, com a perícia de Múltiplos Golpes plena, você realiza uma série de ataques com base no seu modificador de agilidade em proporção dos Pontos de Peso da arma utiliza. Simplificando, seu personagem precisa da mesma quantidade de pontos em agilidade ou destreza contra a mesma proporção de Pontos de Peso (por exemplo, uma Espada de 50 Pontos de Peso precisa de 50 pontos no modificador de agilidade para dar dois golpes; 100 pontos em agilidade para dar três golpes; e por fim 150 pontos somados de agilidade e destreza para dar quatro golpes). O quarto golpe possui penalidade de +2 no d6. Gasta-se vitalidade para cada golpe desferido.

Por fim, com sua perícia de graduação ranque A, seu personagem é capaz de desferir um quinto golpe, esse último golpe não adiciona modificadores de dano e possui penalidade de +2 no d6. Além disso, com uma graduação A, os parâmetros requeridos para realizar os ataques adicionais de Multiplos Golpes podem cair se o seu personagem possuir uma vantagem significativa no seu modificador de destreza, em relação com o alvo do ataque.
------------------------
> Ataques Especiais:

-----------------------
> Ataques Mortais: Funciona por 2 Passos:

Ataques Letais, para serem realizados por um personagem, devem seguir alguns passos, o primeiro deles é um Teste relativo ao ataque a ser feito, o mesmo serve para o atacado. Ex.:

Tento causar um traumatismo desferindo um poderoso golpe contra sua cabeça com minha Maça de Guerra (Teste de Força)
----------
Vendo a maça balançar em direção ao meu corpo, tento flexionar meu abdômem e usar meu corpo para evitar o contato com a maça (Teste de Destreza)

- Primeiro Passo: Deve-se fazer um rolamento pelo dado: o valor lançado é o ataque, em caso de Falha Crítica, não há ataque

- Segundo Passo: Deve-se fazer um rolamento de Teste, ou seja, o código do dado com 2 lances dele. A soma do valor do teste deve ser igual ou menor que a quantidade que o usuário possui no Teste.

- Se o teste feito for falho, o ataque realizado será considerado normal

Caso o Teste for falho mas a Esquiva sucessiva, o usuário fica vivo com Hp =10% corrente com penalidade de +1 nos seus lançes

Caso a Esquiva for falha e o Teste sucessivo, o usuário perde ½ do Hp que ele possui
------------------------
> Arma Favorita: Na sua maestria da perícia, o herói escolhe uma arma de seu agrado e treina tanto com a mesma arma que os dois desenvolvem uma ligação quase sobrenatural. Para ativar esta Habilidade, o personagem deve possuir perícia rank S no mínimo, sempre com a MESMA arma. Após este período, sempre que o seu Personagem estiver usando esta arma para atacar, o jogador rola 2 dados e o menor valor dentre os 2 é escolhido. Esta Habilidade não possui Graduações, não pode ser aprendida ou copiada, e não pode possui mais de um tipo de arma favorita. Esse efeito pode ser usado por no máximo, três vezes ao dia.
------------------------
Exceções

> Facas: Todo personagem pode ter graduação de nível F com facas

> Armas de Fogo: As Armas de Fogo não usam o sistema de nível de perícia, assim todas as armas tem o mesmo Rank. Porém todas as habilidades da categoria perfurante estão liberadas, com exceção do Impalar.

> Cajado: Os Cajados, apesar de serem armas exóticas, não tem direito a nenhuma habilidade concedida pelo Rank de perícias

> Senbon: As Senbons não seguem regra de número de ataques, elas já possuem essa perícia destravada. Senbons são tratadas como munições apesar de serem armas

> Sabre de Luz: Sabres de Luz são Armas Exóticas mas possuem todas as habilidades de uma Arma Cortante destravadas. Caso um inimigo bloqueie um ataque de sabre de luz com outra arma, este deve fazer um Teste de Resistência da Arma que usou.

_________________
"Há três coisas que todo homem sábio deve temer: o mar em uma tempestade, uma noite sem lua e a ira de um homem gentil"

"A knight in shining armor is a man who has never had his metal truly tested. For your armor after battle tells the story of who you truly are"

"O que é a honra comparado ao amor de uma mulher? O que é o dever contra sentir um filho recém-nascido nos braços ... ou a memoria do sorriso de um irmão? Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não a nada a temer. E todos cumprimos nosso dever quando não há um preço. Como parece fácil então seguir o caminho da honra. Mas, cedo ou tarde na vida de todos os homens ... chega um dia em que não é fácil, um dia em que ele tem de escolher ... "

Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://shadowsofwar.site88.net/
 
Perícias
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Jogadas de Dados: Testes de perícias, combates e afins!
» Perícias & Especializações
» Jogadas de Dados: Testes de perícias, combates e afins!
» ~ Perícias ~
» Notícias Sobre o MMORPG Percy Jackson.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Idade das Trevas :: Principal :: Perícias, Itens, Armaduras e Apoios-
Ir para: