Idade das Trevas
Bem vindo ao Idade das Trevas!
Um fórum que utiliza um sistema independente de RPG de Mesa. Faça a sua ficha e venha desbravar este mundo.

Idade das Trevas


 
InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 2º - Nível e Experiência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento


Número de Mensagens : 7039
Idade : 21
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 9987
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
1250/1400  (1250/1400)
MP:
525/600  (525/600)
VT:
3360/3500  (3360/3500)

MensagemAssunto: 2º - Nível e Experiência   1/10/2010, 12:00


  • Nível


    Assim como é típico de quaisquer sistemas de RPG, o Idade das Trevas mensura a força e eficiência das técnicas de um determinado personagem através de graduações conhecidas como níveis. Desta forma, todos os personagens vão estar enquadrados em algum desses trinta níveis, os quais definem a quantidade de pontos que um personagem tem nos seus campos de modificadores, de testes e de criação de habilidades. Costumeiramente, os novos personagens são habitualmente graduados no primeiro nível, galgando através dos níveis posteriores por meio do cumprimento de uma cota de experiência exigida para atingir o turno seguinte.

    Essa "evolução" de um nível n para seu sucessor n+1, traduzida pelo acumulo de conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas durante um determinado nível n, permite que seu personagem possa se tornar mais forte graças à bonificação garantida na nova graduação; apesar de cada novo "Lv Up" costumar apenas conceder pontos nos modificadores, por vezes também tais graduações também podem recompensar os jogadores com pontos adicionais nos seus Testes e no Campo de Criação de Habilidades. Abaixo, temos a tabela oficial que determina o acúmulo e bonificação de pontuação que um personagem de acordo com seu respectivo nível atual.

    Lv140pts nos Modificadores; 33pts nos Testes
    Até o Lv4+20pts nos Modificadores por Lv Up
    Lv5Acúmulo de 100pts nos Modificadores; +6pts em Testes; 2pts de Criação de Habilidades
    Até o Lv9+40pts nos Modificadores por Lv Up
    Lv10Acúmulo de 260+40pts nos Modificadores; +5pts em Testes; +2pts de Criação de Habilidades
    Até o Lv14+60pts por Lv Up
    Lv15Acúmulo de 540+60pts; +6pts em Testes; +2pts de Criação de Habilidades
    Até o Lv19+80pts por Lv Up
    Lv20Acúmulo de 920+80pts; +7pts em Testes; +3pts de Criação de Habilidades
    Até o Lv29+100pts por Lv Up
    Lv30 (Épico)Acúmulo de 1900+100pts; +5pts de Criação de Habilidades

    Observação I) Caso o Mestre decida optar por permitir que um determinado jogador crie um personagem cuja gradução não seja Lv1, basta seguir o princípio de acúmulo gradual de pontos que segue da primeira graduação até a graduação n desejada.

    Observação II) O Lv5 é a única de todas as graduações que não contempla o ganho de pontos de modificadores ao atingir o referido nível. Jogadores e Mestres devem estar atentos à este detalhe para não ocasionalmente não errarem na distribuição de pontos nos modificadores.


  • Experiência


    Os pontos de experiência são a mecânica-chave por trás da progressão de níveis de um personagem. Em certo sentido, eles podem ser entendidos como uma espécie de quantificação de aprendizado, treinamento, experimentação, refinamento e prática de determinados conhecimentos e técnicas que compõe a sua "experiência de vida". À título de exemplo, poderíamos afirmar que quanto mais batalhas um determinado guerreiro participa, mais experiente ele é, e suas técnicas se tornam cada vez mais eficientes e refinadas. Assim, fica claro o entendimento de como funcionam esses pontos e o porquê é necessário cumprir uma cota de pontos de experiência para que seu personagem possa avançar para um nível mais avançado.

    Pontos de Experiência podem ser obtidos em batalhas, execuções de habilidades, ofícios e leitura de certos livros com conhecimentos valiosos para a especialização do seu personagem. Assim, é critério do Mestre determinar quantos pontos de experiência devem ser recompensados aos seus jogadores, uma vez tendo realizado tais tarefas. Por mais que uma boa interpretação de um personagem por parte do seu jogador não seja, por si só, digna de receber pontos de experiência, elas são fundamentais para que o Mestre conceda uma quantia maior de experiência do que normalmente dada, uma vez que o jogador atende as expectativas de desenvolvimento de personagem em termos gerais ou naquela tarefa específica; assim, um jogador pode ser positivamente ou negativamente agraciado com pontos de experiência de acordo com sua própria interpretação.

    Geralmente, ao menos nos níveis iniciais, é necessário satisfazer uma cota de 1.000 pontos de experiência no seu atual nível para progredir para o nível seguinte, com todo o excedente sendo devidamente acumulado sendo acrescentado na cota do próximo nivelamento. Por exemplo, se o seu personagem se engajou em uma batalha com 900 dos 1.000 pontos de experiência necessários para subir de nível, mas terminou a mesma batalha ganhando 400 pontos de experiência, o jogador deve adicionar 900+400 pontos, somando devidamente 1300 dos 1.000 pontos necessários para progredir para o próximo nivelamento; como 300 é o excedente dos 1.000 pontos exigidos, eles são adicionados na cota de experiência no nivelamento seguinte, na forma Exp: 300/1.000.

    A partir do Lv15, no entanto, passam a ser necessários uma cota de 1.500 pontos de experiência para progredir para o próximo nivelamento, isto até o Lv20. Daí em diante, até no Nível Épico (ie. Lv30), são necessários 2.000 pontos de experiência para a progressão de nível. Resumindo, podemos entender as cotas de experiência a partir do seguinte entendimento:

    Do Lv1 até o Lv15Necessários 1.000 pontos para o Lv Up
    Do Lv15 ao Lv20Necessários 1.500 pontos para o Lv Up
    Do Lv20 ao Lv30Necessários 2.000 pontos para o Lv Up

    É pertinente notar, ainda, que embora o combate seja naturalmente o meio mais comum, acessível e eficiente de se obter pontos de experiência, isto não significa que um personagem necessariamente precise matar ou sequer vencer um determinado duelo ou batalha para obter experiência, pois a própria experiência e refinamento de técnicas que seu personagem obteve durante a luta, por si só, já era algo digno de refinar e fortalecer as habilidades e atributos físicos do seu personagem. No entanto, nisso não impede o Mestre de dar, em alguma medida pouco considerável, a experiência que um personagem poderia obter ao finalizar ou render um determinado inimigo, já que um personagem pode não ter excedido seus limites ou se exercitado devidamente no decorrer daquele conflito. O que também significa dizer que o Mestre tem o direito, em certas ocasiões até o dever, de diminuir a quantidade de experiência dada a um ou mais personagem que tiveram seus inimigos finalizados por outros agentes (seja aliados controlados pelo mestre ou catástrofes naturais) ou quando os ditos inimigos fogem e se rendem antes de sofrerem danos físicos graves.





    morrem por outros motivos senão a finalização por parte do grupo ou ainda


    Last Hit
    E most tanked
    Higher Level, Less Experience






    No entanto, personagens com certos tipos de códigos de condutas podem perder pontos de experiência caso se rendam ou percam, de alguma outra forma, uma batalha.  

    Outra questão pertinente de se mencionar é que também é possível perder pontos de experiência. Em ocasiões que o Mestre perceba que um determinado personagem está sendo pessimamente interpretado (i.e. não lembra o próprio nome ou dos npc's íntimos), ele pode reduzir a experiência adquirida pelo personagem ou até mesmo retira-lá por tal motivo - recomenda-se algo em torno de 50 à 200 pontos. Quebra de códigos e erros graves da interpretação também causam perda de pontos de experiência em uma proporção ainda maior - recomenda-se algo em torno de 200 à 2.000 pontos. Situações em que seu personagem morra e seja ressuscitado ou entre em estado de coma após ter seu Hp reduzido à 0 de forma semelhante - recomenda-se algo em torno de 500 - 3.500 pontos.

    OBS: Algumas das habilidades que concedem experiência quando utilizadas são Furtar, Fechaduras, Armadilhas, Alquimia, Cura e Melodia do Descanso - recomenda-se algo em torno de à 200 pontos. O mestre também pode conceder 5 pontos de experiência para cada esquiva natural sucessiva para personagens de classes leves como Ladino, Assassino, Explorador, Mago, Pirata, Sarraceno e Swashbuckler.

_________________
"Há três coisas que todo homem sábio deve temer: o mar em uma tempestade, uma noite sem lua e a ira de um homem gentil"

"A knight in shining armor is a man who has never had his metal truly tested. For your armor after battle tells the story of who you truly are"

"O que é a honra comparado ao amor de uma mulher? O que é o dever contra sentir um filho recém-nascido nos braços ... ou a memoria do sorriso de um irmão? Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não a nada a temer. E todos cumprimos nosso dever quando não há um preço. Como parece fácil então seguir o caminho da honra. Mas, cedo ou tarde na vida de todos os homens ... chega um dia em que não é fácil, um dia em que ele tem de escolher ... "

Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://shadowsofwar.site88.net/
 
2º - Nível e Experiência
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Idade das Trevas :: Principal :: Início-
Ir para: