Idade das Trevas
Bem vindo ao IdT RPG!

Somos um sistema de independente de RPG de Mesa Low Fantasy. Faça a sua ficha e venha desbravar este mundo!
Idade das Trevas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idade das Trevas

Veritas et fortitudo, memento mori
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 3º - Testes e Modificadores

Ir para baixo 
AutorMensagem
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento
pedrogaiao


Número de Mensagens : 7144
Idade : 28
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 10220
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue1250/14003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (1250/1400)
MP:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue525/6003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (525/600)
VT:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue3360/35003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (3360/3500)

3º - Testes e Modificadores Empty
MensagemAssunto: 3º - Testes e Modificadores   3º - Testes e Modificadores Icon_minitime29/9/2010, 21:02

Testes

Testes são eventos situacionais que determinam se um indivíduo é bem-sucedido diante de um desafio, tarefa ou situação particular nas suas atuais faculdades físicas, mentais e sociais. Assim, os atributos referentes aos Testes dizem respeito às características particulares de um personagem, revelando tanto as suas aptidões quanto as suas inaptidões. Desta forma, os diferentes tipos de atributos de Testes contêm não apenas uma abstração mecânica do personagem, mas indicam verdadeiramente as suas particularidades intrínsecas enquanto indivíduo. São eles:


  • Perspicácia: Indica a capacidade de percepção de um personagem. Um indivíduo dotado de uma alta perspicácia é possui um acurado senso de atenção e captação daquilo que é importante tanto cotidianamente quanto em contextos específicos. Ele repara melhor no ambiente em que se encontra, nos objetos e nas pessoas que observa e se dedica; mudanças, erros e informações importantes conseguem ser melhor extraídos de situações, sejam elas quais for. Talvez você note uma falha estrutural em uma edificação que outros não perceberam, uma falha de manufatura em um produto de mercado ou indicativos de uma falsificação em um documento; todas estas coisas sendo também mais ou menos evidentes de acordo com os seus conhecimentos e aptidões adquiridos até então.

    A Perspicácia é um atributo com uma ampla gama de usos, podendo ser utilizada para perceber armadilhas em um ambiente; procurar pistas, rastros ou a causa de um determinado fenômeno; notar detalhes em um ambiente que parecem suspeitos ou que rompem com normas, padrões estabelecidos ou o próprio bom-senso; manter sua guarda alta ou vigiar melhor algo ou alguém; identificar situações de ameaça, risco ou de elementos que podem estar ou ser usados contra ou a favor de algo ou alguém; traduzir a línguagem corporal de uma pessoa (e.g. confiante, agressiva, dissimulada, submissa, confusa etc); notar ou procurar indivíduos, inimigos potenciais ou reais que poderiam estar escondidos ou passarem despercebidos.


  • Fortitude: Determina a sua força fïsica e muscular. Um indivíduo dotado de uma alta fortitude é capaz de realizar tarefas mais pesadas, carregar mais peso ou impor sua tração e moção muscular com mais impacto.


    Alguém com uma fortitude alta pode destruir tábuas com as mãos ou inclusive estraçalhar animais selvagens, já um personagem com pouca força, é fraco e com dificuldade pega em objetos pesados. É usado durante certos ataques com armas de força, destruir correntes que possam o prender, ou até mesmo derrubar estatuas gigantes as empurrando.




    A Força não tem tanta influência sobre a aparência quanto a Constituição — um lutador magrinho de kung fu pode ser forte o bastante para quebrar pilhas de tijolos, mas um fisiculturista musculoso dificilmente poderia igualar a proeza. A Força afeta o Bônus de Dano (dano extra) que ele é capaz de causar com armas de combate corporal e o Peso Máximo que o Herói pode carregar ou sustentar (por poucos instantes). Também determina o Alcance Máximo de objetos arremessados pelo Herói (quanto mais forte, mais longe ele é capaz de arremessar objetos, savvy?)

  • Resistência: Determina a resistência física contra danos e doenças de um personagem pode fazer com que ele tenha mais músculos e morra com muito mais dificuldade. Uma vez por dia, um personagem pode fazer um Teste de Resistência para reduzir um dano recebido pela metade. É usada em Testes de Morte onde, se for sucessivo, o usuário permanece vivo com 1 de Hp, ou em ataques como danos de congelamentos, ou chuvas de ácidos, um jogador pode ao invés de rolar o dado para fazer uma defesa, fazer um teste de resistência ao ataque 1 vez na luta, caso não tenha desvantagem ao ataque.

  • Destreza: Determina a destreza de um personagem, ou seja, movimentos como mãos e pés. É usado em ações como pegar objetos em pleno ar, saltar de coisas como saltar de um cipó ao outro ou durante certos ataques com armas de destreza.

  • Inteligência: Determina a capacidade intelectual de um personagem, um personagem com inteligencia alta é muito inteligente, já um com pouca inteligencia raramente pensa nas coisa. É usado duranta testes de inteligencia, ou então para escapar de Ilusões, Telecinese ou manipulação mental, ou durante o ato de usar algo a seu favor como a arena.

  • Vontade: Esta é a capacidade de concentração e determinação do Personagem. Uma alta Força de Vontade fará com que um Personagem resista a coisas como tortura, hipnose, pânico, tentações e controle da mente.  É usada em Testes de Morte onde, se for sucessivo, o usuário permanece vivo com 1 de Hp. O Mestre também pode exigir Testes de Força de Vontade para verificar se um Personagem não fica apavorado diante de uma situação amedrontadora. Também está relacionada com Poderes Psíquicos.

  • Carisma: Determina o seu magnetismo pessoal. Alguém com um grande carisma é capaz de entreter, fascinar, seduzir, persuadir e fazer com que os outros se tornem mais amigáveis com muito mais facilidade. Você é querido, marcante e a sua presença tem o poder de mudar o clima de um ambiente. Às vezes, até consegue fazer as pessoas serem mais abertas com você do que com os outros. Entretanto, o Carisma em si não está ligado à beleza, mas em quão cativante o seu personagem é: uma bela donzela da corte, por mais bela que seja, poderia vir a ser insuportável; já um bobo da corte certamente atrairá a simpatia dos outros para si, podendo até mesmo zombar dos nobres que, em outras circunstâncias, poderiam jogá-lo para apodrecer numa masmorra. O Carisma pode ser usado para realizar negociações, liderar pessoas, obter barganhas, persuadir ou dissuadir personagens, obter mais informações que a maioria das outras pessoas conseguiriam e até permitir quantas vezes por sessão um jogador pode jogar pela segunda vez os dados de um Teste.








tendo não somente uma dimensão mecá





Certas vezes, quando o seu personagem tenta realizar uma habilidade ou vantagem específica em condições especiais, o Mestre tem por hábito cobrar um Teste relacionado ao tipo de atividade realizada.

Resolver


aonde se espera

orresponder as expectativas

vencer um determinado desafio o

condições



executar corretamente uma tarefa


uma provação



ou quão



provaço
Certas vezes, quando o seu personagem tenta realizar uma tarefa



habilidade ou vantagem específica em condições especiais, o Mestre tem por hábito cobrar um Teste relacionado ao tipo de atividade realizada. De acordo com a sua atual competência, seu personagem realiza o Teste para averiguar se ele foi ou não capaz de realiza-lo. Obviamente, tais Testes são influenciados por bônus ou penalidades de acordo com a condição pela qual o seu personagem realiza o devido teste: um personagem exausto teria maiores dificuldades para, por exemplo, passar uma noite em claro. Da mesma forma, um soldado motivado pelo discurso de seu comandante mostraria uma vontade férrea e um melhor desempenho. Através das pontuações nos testes é possível definir se um personagem é mais forte que outro, ou mais atlético, ou mais inteligente.

Para realizar um Teste, você apenas precisa realizar o rolamento de dois dados de 6 faces ou, com a permissão do mestre, de um único dado de 12 faces. São levados em conta os seus bônus e penalidades naturais, bem como os circunstanciais. Para descobrir se seu personagem passou ou não, você compara o valor do dado - no caso dos 2d6, a soma de ambos - com a sua pontuação naquele Teste: caso o resultado seja maior que a sua pontuação na ficha, você falhou; caso contrário, você foi bem sucedido.

O resultado de um Teste, embora muitas vezes mantenha o curso original da aventura intacto, pode ser um divisor de águas na história da mesma. Desde encontros que poderiam ter começado ou terminado por causa daquele teste até um ponto crítico da aventura que se tornaria fundamental para a sequência de fatos porvir.

Em geral, as aplicações mais frequentes dos testes consistem nas seguintes situações: um Teste para averiguar o desempenho de uma habilidade relevante; um Teste que, dependendo do resultado, permite a ativação de uma habilidade; dois ou até três testes que envolvem diferentes habilidades para completar uma tarefa de várias partes; situações especiais onde o seu ataque pode ter uma relevância maior ou menor graças a um situação inapropriada ou incomum.

brunosales gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://shadowsofwar.site88.net/
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento
pedrogaiao


Número de Mensagens : 7144
Idade : 28
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 10220
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue1250/14003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (1250/1400)
MP:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue525/6003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (525/600)
VT:
3º - Testes e Modificadores Left_bar_bleue3360/35003º - Testes e Modificadores Empty_bar_bleue  (3360/3500)

3º - Testes e Modificadores Empty
MensagemAssunto: Re: 3º - Testes e Modificadores   3º - Testes e Modificadores Icon_minitime2/4/2022, 18:35

Modificadores


Modificadores são a fonte para a determinação dos arranjos e elementos mais fundamentais do combate dentro deste RPG de Mesa, apesar de ser naturalmente difícil, para iniciantes, como estes podem ser diferentes dos Testes. À despeito do simplismo, suas distinções costumam ser condensadas no ditado "Testes testam e Modificadores modificam" ou, para o discernimento dos adeptos de jogos eletrônicos, é a sua "Build de Combate". Os cinco modificadores são descritos a seguir:

[list]
[*]Força: a sua força muscular é o atributo que determina quanto dano o seu personagem causa em ataques físicos desarmados e também da grande maioria das armas, que tipicamente são influenciadas pela sua força física. Desta forma, quanto mais Força, mais dano.

[*]Magia: seu potencial mágico útil é o atributo que determina tanto a sua reserva típica de mana corporal (Mp) quanto pode indicar quanto dano o seu personagem causa ao conjurar magias ofensivas, que tipicamente são influenciadas por esta potência de Magia. Desta forma, quanto mais Magia, mais dano e mais mana o personagem possui para conjurações arcanas.

[*]Destreza: o seu domínio com as mãos é o atributo que determina quanto dano o seu personagem causa com armas de arremesso, projéteis ou com armas de corpo-a-corpo que exijam algum manejo mais complexo com sua técnica. Além disso,





Similarmente à Agilidade, ela determina também,




a partir de um domínio mais avançado com um tipo de arma, a sua capacidade de desferir múltiplos golpes em um único turno



;


. Além disso, muitas habilidades e manobras de combate dependem da superioridade do modificador de Destreza do agente contra um inimigo paciente.
Desta forma, quanto mais Destreza, mais dano.



mais ataques desferidos por turno, mais cedo o seu personagem começa seu turno e maior é o leque de recursos de combate a serem utilizados




a sua capacidade de realizar certa

[*]Vigor: a sua constituição ou resistência corporal é o atributo que determina a quantidade de dano total que o seu personagem consegue aguentar até cair derrotado, inconsciente ou morto (Hp) e que também indica a sua resistência imediata à dano fïsico comum, atuando como uma primeira redução ao dano físico causado. Desta forma, quanto mais Vigor, menos dano físico recebido e maior capacidade de suportar todo tipo de dano em maiores quantidades.

[*]Agilidade: a sua rapidez é o atributo que determina a sua estamina (Vt), a sua posição dentro de uma ordem de turnos entre aliados e, a partir de um domínio mais avançado com um tipo de arma, a sua capacidade de desferir múltiplos golpes em um único turno. Além disso, muitas habilidades e manobras de combate dependem da superioridade do modificador de Agilidade do agente contra um inimigo paciente. Desta forma, quanto mais Agilidade, mais energia física, mais ataques desferidos por turno, mais cedo o seu personagem começa seu turno e maior é o leque de recursos de combate a serem utilizados.

Destes modificadores derivam-se três status:


Ir para o topo Ir para baixo
http://shadowsofwar.site88.net/
 
3º - Testes e Modificadores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Testes de Velocidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Idade das Trevas :: Principal :: Início-
Ir para: