Idade das Trevas
Bem vindo ao IdT RPG!

Somos um sistema de independente de RPG de Mesa Low Fantasy. Faça a sua ficha e venha desbravar este mundo!
Idade das Trevas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idade das Trevas

Veritas et fortitudo, memento mori
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rapieirista

Ir para baixo 
AutorMensagem
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento
pedrogaiao


Número de Mensagens : 7144
Idade : 28
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 10220
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
Rapieirista Left_bar_bleue1250/1400Rapieirista Empty_bar_bleue  (1250/1400)
MP:
Rapieirista Left_bar_bleue525/600Rapieirista Empty_bar_bleue  (525/600)
VT:
Rapieirista Left_bar_bleue3360/3500Rapieirista Empty_bar_bleue  (3360/3500)

Rapieirista Empty
MensagemAssunto: Rapieirista   Rapieirista Icon_minitime13/10/2011, 16:07

Rapieirista 600px-Classes
Em um ambiente de pesadas armaduras de placas, espadas enormes e potentes armas de pólvora, o rapieirista pode, para uns, parecer uma figura deslocada e prejudicada pela desigualdade das forças; para outros, no entanto, isto o torna o mais ousado, galante e romântico dentre todos os guerreiros. Ele despreza as armaduras e armas pesadas, preferindo se exibir em roupas e adereços de cores vivas e elaboradas, impactando e se destacando em qualquer ambiente no qual sua presença ousa mostrar-se. Paixão, heroísmo exagerado e um confuso código de honra constituem o estereótipo de classe.

O motivo pelo qual o rapierista soa tão distinto daqueles guerreiros vistos nos campos de guerra persiste nas origens não-militares da sua arma de escolha: a espada roupeira, que recebeu tal nome por acompanhar os trajes ou ser ela mesma uma "peça de vestuário" que acompanharia um fidalgo em suas atividades cotidianas, onde havia baixas chances de confrontos. Mesmo se quisesse, o rapieirista encontraria pouco espaço para sua arte nos campos de guerra: sua espada é mais frágil, de manejo cuidadoso e esgrima elaborada, pouco útil contra um mar de alabardas, piques e espadas montantes, onde sua limitada esgrima de corte e baixo potencial de execução são grandes desvantagens. À despeito disto, o ambiente urbano dificilmente poderia pedir um protagonista mais determinado.

Em virtude de sua raiz civil e urbana, o rapieirista arquétipo é, por norma, alguém que combate sem armaduras — já que, além de ser proibida pela lei da cidade, armaduras costumam atrapalhar a fluidez dos movimentos. Apesar disto, especialmente em contexto militar, é possível encontrar usuários de espada roupeira trajando couraças ou meias-armaduras, em virtude dos impropérios do ofício; neste mesmo contexto, quando é usada como arma principal, um escudo também é usado na mão oposta. Espadas roupeiras podem ser usadas desacompanhadas ou acompanhadas de facas, escudos, mantos e até de outras espadas roupeiras, à depender da preferência do esgrimista ou da exigência do contexto.

Exemplos: Gérard Thibault van Antwerpen; Ridolfo Capoferro da Cagli; Zorro; Don Juan; os Três Mosqueteiros (Athos, Porthos e Aramis) e D'artagnan; Westley, Iñigo Montoya (The Princess Bride); Pimpinela Escarlate; Diego Alatriste; Arya Stark, Syrio Forel (A Song of Ice and Fire); Gustaf Vasa e Gustaf Adolph Vasa, Reis da Suécia; Sir Walter Raleigh; Serpico (Berserk); Fiora Laurent de Demácia; Lena Northlight (Sword of the Dark Ones)

Tipologia de Classe: Combatente

Principais Testes: Destreza, Carisma

Perícias: Espada > Rank F

Itens Iniciais Recomendados: Broquel Leve (+10CA) x1

Desvantagens:

Vantagens/Habilidades:
1. Escolha 1 [Habilidade Inicial]
- Precisão (+1AC/d6)(3Xp/btl)  
- Manipulação - Sedução
2. Escolha 1 [...] 
- Ambidestria
- Combate com Escudos
- Perícia com Faca - Rank E
3. Fancy Footwork [...]
4. Dança das Capas (+1EV/d8)(50vt/trn) [...]
5. Direto ao Ponto (+1AC/Atq Focado) [...]
6. Escolha 1 [...]
- Combate com Escudos
- Desviar (150vt)(3Xp/d)

Swashbuckler/Bravo
Por séculos, o conceito de espada civil, ainda que não de todo injustificado, foi, sem dúvidas, imensamente frívolo. Na sua grande maioria, elas eram tão somente modelos específicos de espadas militares tidas como menos ostensivas, mais leves, mais rápidas e mais práticas de se portar fora de risco iminente, ainda que fossem confeccionadas para uso exclusivamente civil ou cerimonial. O surgimento de uma espada civil realmente intencionada — ou acidentalmente compatível — com aspirações civis, seja na aparência, proteção, esgrima e praticidade de porte, impulsionou uma verdadeira revolução de costumes. Da corte aos plebeus de alguma condição, as novas espadas roupeiras se tornaram a mais nova mania, tanto no aspecto indumentário quanto no aspecto esportivo, provocando uma massa de jovens, valentes, desocupados e criminosos aos treinos e duelos com a nova modalidade de espada — atividades que frequentemente aconteciam nas ruas, causando incômodo entre vizinhos e toda a sorte de cicatrizes e fatalidades.

Nas sociedades que foram inundadas pela nova moda, as antigas leis urbanas contra o porte e uso de espadas caíram, mais cedo ou mais tarde, no ostracismo. E mesmo que leis rígidas fossem publicadas contra duelos e a profissão de bravo, punindo infratores com confisco, cárcere, mutilação ou forca, elas raramente conseguiam ser eficientes; a classe dos bravi, por esperteza ou por auxílio de patronos poderosos, conseguiu sobreviver. E naturalmente, com a anomia, a diferença entre o bom e o mal delinquente começou a se tornar menos simples. Enquanto o primeiro cometia crimes sob a influência de fortes paixões, temperamentos explosivos, ego e uma forte vontade de provar a si mesmo, o segundo vendia seus serviços para aqueles que gostariam de intimidar, prejudicar ou eliminar seus inimigos sem envolver-se em problemas com a lei.

A vida dos praticantes apaixonados pelas novas espadas, os swashbucklers, é permeada por uma cultura própria de honra, duelos, ousadia e imprudência, coroada por uma típica atitude espalhafatosa, fanfarrona e belicista. Brandir espadas com uma rosa nos dentes, balançar-se sobre candelabros, correr sobre mesas, lutar em telhados e se lançar para fora de janelas fazem parte do superlativo absurdista que torna seu estereótipo tão único e popular com as mulheres.


Vantagens/Habilidades:
7. La Verdadera Destreza (2Xp/d) [Bravo]
8. Escolha 1 [Bravo]
- Aparar com Adaga
- Moral
- Assailant (>Ag)(+1AC/d6)(50vt)
- Manipulação - Sedução
9. Luta Nua (+Ag/redução) [Bravo, ...]
10. Estocada Pós-Crítica (+1AC/d6) [Bravo, ...]
11. Reflexos em Combate [Bravo, ...]
12. Touché (150vt)(2d4trns/TdR) [Bravo, ...]
13. Escolha 1 [Bravo, ...]
- Desviar (150vt)(3Xp/d)
- Buckling Retaliation
- Escudo Obscurantista
- Golpes Alternados (200vt)
14. Feridas Sangrentas [Bravo, ...]
15. Linear [Bravo, ...]

Mestre Rapieirista
Se a espada roupeira pode ser considerada a mais fina e elegante das armas, o pináculo do refinamento estético que um esgrimista pode atingir em sua carreira é consagrar-se um mestre rapieirista. É claro que, neste curso, a grande maioria dos mestres rapieristas adere ou desenvolve suas próprias preferências ou doutrinas quanto ao melhor desempenho do combate rapieiril. Tais modalidades são fruto de uma equação entre tipos de espada, filosofias, contexto e tipos de esgrima, sendo seu auge, ao menos de uma perspectiva puramente pragmática, determinado pela maximização destes critérios.

A expressão marcial de um mestre rapierista pode dar-se tanto no espetáculo ornado da esgrima flamboyant quanto na eficiência crua e pouco palatável da esgrima pragmática — ou numa mistura e alternância entre ambos, como costuma ser visto. A preferência por movimentos acrobáticos, ou por certos tipos de manobras,



sendo talvez a mais notória a ideia de que existem relações matemáticas fundamentais no bom uso da esgrima

, indo das escolas que acreditam em relações geométricas fundamentais

abordagens geométricas


matemáticacreditam em métodos matemáticos




Quanto à guarda, uns estressam a necessidade de quillons longos, guardas pouco complexas e sem arcos-de-punho, em virtude das formas de pegada e manobras exigidas; outros aderem ao pragmatismo da guarda-de-copa em virtude da sua proteção sólida, das lâminas compridas ou da incidência frequente de pontas à mão, como é típico das abordagens dependentes de estocadas; outros, ainda, por considerações puramente estéticas ou por maior uso de cortes e meios-cortes, preferem guardas complexas com inúmeras barras engaiolando a mão. A lâmina, também, é alvo de controvérsias: ao passo que lâminas mais largas, com maior poder de corte, permitem maior participação militar e miaor de oposição


contra


determinam mais partici

com preferências por lâminas mais largas,

cobrindo



dependência de estocadas no manejo;



com maior consideração pela


ao passo que outros tem preferência por guardas de copo em virtude

quillon






A esgrima com espadas roupeiras é distinta, especializada e apelativa o suficiente para gerar sua própria

Afinal de contas,


as rapieri


No curso do caminho à maestria,



Mas apesar







Seja arnesado ou desarnesado, com a segunda mão livre ou ocupada, independente do tipo específico de espada roupeira empunhada, seu estilo e seu equipamento não mudarão o fato visível de que suas estocadas transmitem a superioridade da sua esgrima, um refinamento último fruto do casamento entre a letalidade e o exoticismo.











À despeito dos seus críticos, alguns dos quais até adquiriram proficiência nelas para embasar seu desprezo, as espadas roupeiras prevaleceram sobre todas as formas de esgrima tradicional, marginalizando-as como "esgrima antiga"  e abrindo uma era de "verdadeira destreza"


progressiva dominância de espadas que se tornam cada vez mais leves, civis e esportivas. Neste contexto, apenas as armas que conseguiria se adequar às novas tendências civis e militares por leveza e praticidade poderiam disputar algum papel periférico nas escolas de esgrima. Elegância, aparentemente,




Vantagens/Habilidades:
16. Foco em Arma (Rapieira)(+1AC/d8) [Mestre Esgrimista]
17. Entre-Críticos (2Xdano/Crítico-Natural) [Mestre Esgrimista]
18. Escolha 1 [Mestre Esgrimista, ...]
- Manipulação - Sedução
- Moral
- Aparar com Adaga
- Golpes Alternados (200vt)
- Escudo Obscurantista
- Rompe-Ímpeto (150vt)(2Xp/btl)
- Maestria de Duelo com Broquéis  
19. Graciosidade (250vt) [Mestre Esgrimista, ...]
20. Combate Confiante (2Xdano/Crítico)(3Xdano/Crítico-Natural) [Mestre Esgrimista, ...]


Última edição por pedrogaiao em 5/2/2024, 16:46, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://shadowsofwar.site88.net/
pedrogaiao
Arauto do Conhecimento
pedrogaiao


Número de Mensagens : 7144
Idade : 28
Localização : No Além-Mar
Emprego/lazer : Autocrata - Vegetar
Humor : Falta De,
Pontos : 10220
Reputação : 23
Data de inscrição : 05/01/2009

Ficha do Personagem
HP:
Rapieirista Left_bar_bleue1250/1400Rapieirista Empty_bar_bleue  (1250/1400)
MP:
Rapieirista Left_bar_bleue525/600Rapieirista Empty_bar_bleue  (525/600)
VT:
Rapieirista Left_bar_bleue3360/3500Rapieirista Empty_bar_bleue  (3360/3500)

Rapieirista Empty
MensagemAssunto: Re: Rapieirista   Rapieirista Icon_minitime4/1/2024, 15:05


, inútil contra placas e pouco compatível com as exigências de combate entre exércitos, onde seu reduzido manejo cortante, poder de execução virtualmente nulo e lamurioso desempenho contra desvantagens numéricas pesa bastante contra uma maior adoção; que, é claro, existe, embora seja majoritariamente ocupado por usuários de espadas roupeiras mais largas, resistentes, cortantes e tipicamente com guardas menos complexas.

xxxxTodavia, se o aspecto e a história parecem sugerir uma arma inofensiva, a realidade revela uma eficiência cruenta: como uma arma estreita, longa e rígida, sua estocada conseguia causar feridas mortais com muito mais facilidade e frequência que uma espada tradicional, ainda que golpes de abate imediato ficassem confinados aos órgãos vitais.xxxx

xxx Fruto de novos tempos, de contexto civil e dotado de uma esgrima mais fina, exigente e especialmente situacional, o rapierista raramente encontra espaço para sua arte
Ir para o topo Ir para baixo
http://shadowsofwar.site88.net/
 
Rapieirista
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Idade das Trevas :: Principal :: Classes-
Ir para: